Festa distante
Quando não é possível retornar
Questões financeiras impedem que muitos estudantes passem as festas com suas famílias
Paulo Rossi -
O final de dezembro é marcado pelas festas e celebrações. Na maioria dos lares, época de reencontros e comemorações em família. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é período de recesso acadêmico e marca o retorno de parte dos 15.341 estudantes aos seus locais de origem. Dados da Coordenação de Processos e Informações Institucionais da UFPel mostram que na graduação, conta com alunos dos 26 estados do país e do Distrito Federal. Com isso, o intervalo até o início do próximo semestre letivo pode ser uma oportunidade para passar as festas de final de ano com familiares. Esta, no entanto, não é a realidade de todos os acadêmicos.
Entre os 12.844 estudantes com os locais de nascimento declarados, 10.458 são do Rio Grande do Sul. O segundo estado com mais graduandos na instituição é São Paulo, com 1.338 pessoas. Este é o caso de Marcelo Santos, de 21 anos, natural de São Bernardo do Campo. “Provavelmente irei passar dormindo”, afirma, em relação à véspera de Natal. Em 2017 ele ingressou no curso de licenciatura em Física da universidade e no final do mesmo ano conseguiu retornar para a cidade de origem, durante o período de recesso, utilizando o programa ID Jovem, que fornece, entre os benefícios, gratuidade em passagens de ônibus intermunicipais para jovens de 15 a 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos. O processo de agendamento, no entanto, é concorrido e desde então, por falta de dinheiro, o jovem acompanha o crescimento dos quatro irmãos mais novos de longe, além de ter perdido o nascimento de três sobrinhos. “A gente acaba se distanciando, a família é o ponto base da pessoa”, conta.
Cursando o 6º semestre, ele ressalta a importância das amizades feitas em solo pelotense como um dos motivadores para permanecer na graduação. “Ganhei uma família aqui, que me faz querer continuar”, revela. Para preencher o tempo até o retorno do primeiro semestre letivo de 2020, em 9 de março, Santos afirma que recorrerá a leituras, filmes, séries e à realização de passeios de bicicleta, além de se reunir com os amigos. Para o futuro, o foco do jovem é permanecer estudando, com o ingresso em um programa de mestrado.
Este foi o caminho seguido por Rafael Gonçalves, de 31 anos. Natural de Jaguarão, o estudante mudou em 2008 para Pelotas, para cursar Agronomia. No entanto, mudou para as Ciências Sociais, já concluída. Em 2018, ingressou no curso de mestrado, sem bolsa, em Filosofia da UFPel e também é acadêmico de licenciatura em Filosofia da instituição. Nos últimos dez anos, o jovem revela ter passado as festas de final de ano com a família somente em três oportunidades, em 2010, 2012 e 2016. “Por precisar trabalhar, acabo ficando em Pelotas”, conta. Neste ano, ele irá trabalhar em uma festa na noite do dia 24 e madrugada do dia 25, e também durante o último dia do ano. “O principal motivo de ficar é juntar grana para me manter”, conta Gonçalves, ressaltando a importância da conclusão dos estudos para sua família, pelo fato de a mãe do estudante ser analfabeta, e pelo pai ter estudado até a terceira série do Ensino Fundamental.
Desde o ano passado, no entanto, o mestrando participa de uma ceia especial, oferecida para membros da Casa do Estudante Universitário (CEU), da UFPel, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). “Significa a união entre estudantes e a Prae”. Neste ano a atividade foi realizada na última segunda-feira, 23.
“Para alguns, é a ceia com alguém mais próximo em Pelotas”, relata a coordenadora de políticas estudantis da Prae, Rosane Brandão, lembrando do vínculo criado entre os estudantes e membros da Prae. A atividade se iniciou em 2016, quando houve a realização de um churrasco para membros da CEU. Nos anos seguintes, o cardápio foi sendo modificado e, neste ano, o prato principal contou com lombo suíno ao molho de laranja, escondidinho de batata e proteína de soja, saladas verdes e salpicão.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário